terça-feira, 1 de novembro de 2011

Home Studio - Possibilidade para redução de custos de gravação

Bem, como dá pra ver nesse post do meu outro blog, há uma série de bons sofwares gratuitos, de código aberto e facilmente acessíveis e integráveis para quem quer gravar.

Agora falando de hardware em geral, é possível? Pra absolutamente tudo não, tem coisas que se gasta demais pra ter em um Home Studio, e a questão aqui é baixo custo, dentro da legalidade e com um padrão aceitável de produção. Bem, uma das partes mais problemáticas na captação do áudio são vozes e instrumentos com captação por microfone (bateria, piano, violão acústico, etc...), que demandam um ambiente com isolamento acústico para tal, e isolamento acústico não é exatamente barato... A opção pra "burlar" esses problemas de produção seria usar violão elétrico e bateria eletrônica, mas pra as vozes ou achar um lugar muito silencioso na casa, ou isolar uma área pequena pra isso, como um box de banheiro que ninguém use (já vi integrantes de uma banda isolarem um porão inteiro pra estúdio de ensaio pregando cobertores nas paredes e teto). Como controlador MIDI, estou pensando num UMA25S da Behringer, que segundo o pessoal dos fórums de músicos que usam Linux, é compatível com o sistema, o que pra mim é muito bom, além do preço, que fica na faixa dos 510 com frete. Pra gravar o baixo por enquanto eu fiz testes usando um cabo p2-p2 com um adaptador p2-p10 e tem funcionado bem, principalmente se usar a pedaleira antes pra aproveitar a pré-amplificação. A pedaleira que eu uso é uma Zoom 506 II de 1997, e ainda aguenta muito bem o tranco!
Esse setup + Audacity rodando no Ubuntu tem sido o que eu estou testando e pelo menos pra gravar o baixo tá sendo muito interessante... Mais tarde pretendo comprar uma mesa de 4 canais pra ter maior controle...
Enquanto não temos baterista pra a banda, a solução é o Hydrogen pra fazer as bateras....

Nenhum comentário:

Postar um comentário